Perguntas Frequentes

Uma e-bike (bicicleta elétrica) é uma bicicleta equipada com um motor elétrico que auxilia o ciclista enquanto ele pedala, facilitando o trajeto e reduzindo o esforço necessário.

Uma mota elétrica é um veículo motorizado que funciona exclusivamente com energia elétrica, sem necessidade de pedalar. Geralmente necessita de matrícula e de carta de condução.

Para e-bikes, normalmente não é necessário uma licença, desde que a velocidade máxima assistida pelo motor seja de 25 km/h. Para motas elétricas, é necessário possuir uma licença ou carta de condução, igual às motas convencionais.

Sim, a maioria das e-bikes e motas elétricas são projetadas para serem resistentes à água. No entanto, evite submergir completamente o motor ou a bateria em água.

As baterias podem ser carregadas em qualquer tomada elétrica doméstica de 220V. Além disso, existem estações de carregamento público disponíveis em algumas áreas urbanas, é possivel adquirir um adaptador Type 2 que permite carregar na maioria dos postos públicos, poderá aquiri-lo aqui.

Atenção, ao usar um adaptador Type 2 a velocidade de carregamente será a mesma que tem numa tomada doméstica, o que determina a velocidade de carregamente é o carregador da bicicleta elétrica / mota elétrica.

É recomendado armazenar o veículo em um local seco e protegido. Se não for usar a mota ou bicicleta por um período prolongado, carregar a bateria a 50-70% e verificar o manual do fabricante para mais instruções de armazenamento.

Recomenda-se armazenar a bateria em um local seco e com temperatura controlada. Evite exposições prolongadas ao calor extremo ou frio intenso. Carregue a bateria regularmente, mesmo que não esteja em uso, para manter sua saúde. (Máximo em intervalos de 2 meses)

Em caso de problemas técnicos, recomendamos parar imediatamente entrar em contato com nossa equipe de apoio.

Caso seja necessária alguma intervenção, será recomendado levar o veículo à nossa loja.

Não fazemos serviços de reparação ao domicílio, pois para reparar uma mota ou bicicleta elétrica é necessário uma serie de ferramentas e máquinas que só estão disponíveis na nossa oficina.

A vida útil da bateria pode variar de acordo com o tipo e a marca, mas, em geral, as baterias de lítio duram entre 500 a 1000 ciclos de carga antes de começarem a perder capacidade significativa.

Se por exemplo, uma bateria fizer 100 km por carga (ciclo completo de carregamento), e a bateria durar 500 ciclos, conseguirá fazer cerca de 50.000 km com essa bateria. Passados esses ciclos provavelmente irá sentir um grande descréscimo na autonomia.

Na maior parte dos casos, é possível substituir a sua bateria por uma de maior capacidade, mas é crucial consultar o nosso técnico especializado para garantir compatibilidade e segurança.

Recomendamos o uso de capacete, roupas de proteção, e seguir todas as regras de trânsito. Além disso, fazer revisões periódicas no veículo para garantir que está em boas condições de uso.

Sim, muitos modelos são projetados para lidar com subidas íngremes, dependendo da potência do motor e da capacidade da bateria. No entanto, não deve esforçar o seu motor, se sentir que numa subida o motor está sob grande esforço (sente que está quase a parar) deve sair da bicicleta imediatamente e fazer o resto da subida à mão.

Sim, a maioria dos modelos são projetados para lidar com subidas íngremes, dependendo da potência do motor e da capacidade da bateria. No entanto, se sentir que o motor está em sobre esforço deve parar a mota imediatamente e não esforçar demasiado o motor.

As bicicletas elétricas (e-bikes) têm ganhado popularidade em Portugal devido às várias vantagens que oferecem. Aqui estão algumas das principais:

Sustentabilidade Ambiental
– Zero Emissões: E-bikes não produzem emissões de gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.
– Redução da Pegada de Carbono: Ao optar por uma e-bike em vez de um carro, irá reduzir significativamente a sua pegada de carbono.

Custo Operacional
– Economia de Combustível: A energia elétrica necessária para carregar uma e-bike é muito mais barata que os combustíveis fósseis necessários para circular com um carro.
– Baixos Custos de Manutenção: As e-bikes têm menos componentes sujeitos a desgaste comparadas com veículos motorizados, resultando em menores custos de manutenção.

Mobilidade e Conveniência
– Facilidade de Estacionamento: Bicicletas elétricas podem ser estacionadas em praticamente qualquer lugar, muitas vezes gratuitamente.
– Menos Trânsito: As e-bikes permitem evitar congestionamentos, tornando os deslocamentos mais rápidos e menos estressantes.
– Apoio à Infraestrutura: Em muitas cidades portuguesas, existem ciclovias dedicadas, o que facilita a utilização de bicicletas.

Saúde e Bem-Estar
– Exercício Físico: Apesar da ajuda elétrica, andar de e-bike ainda envolve pedalar, promovendo a atividade física.
– Redução do Estresse: Andar de bicicleta ao ar livre pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar mental.

Versatilidade e Acessibilidade
– Ajuda em Subidas e Longas Distâncias: O motor elétrico ajuda em subidas e permite percorrer distâncias mais longas sem tanto esforço físico.
– Inclusão: E-bikes tornam o ciclismo acessível a pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico.

Economia de Tempo
– Deslocamentos Mais Rápidos: Para distâncias curtas a médias, as e-bikes podem ser mais rápidas que os carros em áreas urbanas devido à possibilidade de evitar engarrafamentos e estacionar mais próximo do destino.

Incentivos Governamentais
– Subsídios e Incentivos Fiscais: Em Portugal, há programas de apoio à compra de bicicletas elétricas, como subsídios que ajudam a reduzir o custo inicial de aquisição.

Impacto Positivo nas Comunidades
– Menos Ruído: As e-bikes são silenciosas, contribuindo para a redução da poluição sonora nas cidades.
– Espaço Público: O uso de e-bikes contribui para menos congestionamento de veículos, libertando espaço público para outras atividades e melhorando a qualidade de vida urbana.

Essas vantagens tornam as bicicletas elétricas uma excelente opção para quem procura um meio de transporte sustentável, econômico e prático, especialmente em ambientes urbanos.

As motas elétricas oferecem diversas vantagens em comparação com as motos movidas a combustíveis fósseis. Aqui estão algumas das principais:

Sustentabilidade Ambiental
– Emissões Reduzidas: As motas elétricas não emitem gases de escape, reduzindo significativamente a poluição do ar e a pegada de carbono.
– Eficiência Energética: Os motores elétricos são mais eficientes na conversão de energia em movimento, resultando em menos desperdício.

Custo Operacional
– Economia de Combustível: A eletricidade é mais barata que a gasolina ou o diesel, resultando num custo bastante inferior por quilômetro.
– Manutenção Reduzida: As motas elétricas têm menos partes móveis e não necessitam de trocas de óleo, filtros de ar ou velas de ignição, reduzindo bastante os custos de manutenção.

Desempenho
– Torque Imediato: Os motores elétricos fornecem torque instantâneo, resultando numa aceleração rápida e suave.
– Menos Vibração e Ruído: As motas elétricas operam de forma mais silenciosa e com menos vibração, proporcionando uma experiência de condução mais confortável.

Conveniência
– Carregamento em Casa: Muitas motas elétricas podem ser carregadas em uma tomada doméstica, eliminando a necessidade de visitas frequentes a bombas de gasolina.
– Estacionamento e Incentivos: Em algumas cidades, há incentivos como estacionamento gratuito ou com desconto para veículos elétricos.

Tecnologia Avançada
– Conectividade: Muitas motas elétricas vêm equipadas com tecnologia avançada, como conectividade Bluetooth, aplicações para smartphones e sistemas de navegação integrados.
– Atualizações Remotas: Alguns fabricantes oferecem atualizações de software over-the-air (OTA), melhorando o desempenho e adicionando novas funcionalidades sem a necessidade de visitas à oficina.

Impacto Social e Regulamentar
– Incentivos Governamentais: Portugal oferece incentivos fiscais e subsídios para a compra de veículos elétricos, reduzindo o custo inicial.
– Apoio a Infraestrutura Verde: Utilizar motas elétricas apoia a transição para uma infraestrutura de transporte mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis.

Essas vantagens fazem das motas elétricas uma opção atraente para quem procura um meio de transporte sustentável, econômico e de alto desempenho.

De acordo com o artigo 112 do codigo da estrada, em Portugal, a velocidade máxima permitida para uma bicicleta elétrica, ou pedelec, é de 25 km/h quando o motor elétrico está em funcionamento. Além disso, o motor deve ter uma potência máxima de 1000 watts. Se a bicicleta exceder essas especificações, ela pode ser classificada como um ciclomotor e estar sujeita a regulamentações diferentes, incluindo a necessidade de licenciamento e seguro.

Artigo 112.º
Velocípedes
1 – Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas acionado pelo esforço do próprio condutor por meio de pedais ou dispositivos análogos.
2 – Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar com potência máxima contínua de 1,0 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou antes, se o condutor deixar de pedalar.
3 – Para efeitos do disposto no presente Código, são equiparados a velocípedes: a) Os velocípedes com motor; b) As trotinetas com motor elétrico, bem como os dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou outros meios de circulação análogos com motor, quando equipados com motor com potência máxima contínua de 0,25 kW e atingindo a velocidade máxima em patamar de 25 km/h.
4 – Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior considera-se trotineta o veículo constituído por duas rodas em série, que sustentam uma base onde o condutor apoia os pés, conduzida em pé e dirigida através de um guiador que se eleva até a altura da cintura.
5 – O regime de circulação e as características técnicas de trotinetas com motor elétrico, bem como dos dispositivos de circulação com motor elétrico, autoequilibrados e automotores ou de outros meios de circulação análogos com motor, que não respeitem o disposto na alínea b) do n.º 3 são fixados por decreto regulamentar.
6 – Quem circular de trotineta ou dispositivo de circulação com motor elétrico, autoequilibrado e automotor ou em meio de circulação análogo com motor, equipado com motor com potência máxima contínua superior a 0,25 kW ou atinja uma velocidade máxima em patamar superior a 25 km/h, em desrespeito das características técnicas e do regime de circulação previstos no número anterior, é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
7 – Os veículos referidos no número anterior são apreendidos de imediato.
8 – O disposto nos n.os 6 e 7 é aplicável aos velocípedes que estejam equipados com motor auxiliar com potência máxima contínua superior a 1,0 kW ou cuja alimentação não seja interrompida se se deixar de pedalar ou cuja velocidade máxima seja superior a 25 km/h.

As bicicletas elétricas (e-bikes) são extremamente versáteis e podem ser utilizadas para diversas finalidades. Aqui estão alguns dos usos mais comuns:

Deslocamento Diário:

    • Ir para o Trabalho ou Escola: E-bikes são ideais para deslocamentos diários, permitindo chegar ao destino sem esforço excessivo e sem se preocupar com o trânsito.
    • Compras e Tarefas: Pode usá-la para fazer compras rápidas, ir ao supermercado ou realizar outras tarefas diárias na cidade.

Lazer e Recreação:

    • Passeios de Fim de Semana: Aproveitar passeios em parques, trilhos ou áreas rurais com a assistência elétrica, tornando o passeio mais agradável.
    • Exploração Urbana: Descobrir novos bairros e pontos de interesse na cidade de forma rápida e eficiente.

Exercício Físico:

    • Manutenção da Forma Física: Utilizar a e-bike para exercícios leves, aproveitando a assistência elétrica para evitar o cansaço excessivo.
    • Reabilitação: Excelente opção para pessoas em recuperação de lesões, pois permite controlar o nível de esforço.

Turismo:

    • Tours Guiados: Participar de tours guiados de bicicleta elétrica em cidades turísticas.
    • Exploração de Áreas Naturais: Visitar parques nacionais, trilhos ecológicas e outras áreas naturais de forma sustentável.

Transporte de Carga:

    • Modelos de Carga: Algumas e-bikes são projetadas para transportar cargas, como entregas de pequenos negócios ou levar itens volumosos.
    • Carrinhos e Reboques: Anexar carrinhos ou reboques para aumentar a capacidade de carga.

Mobilidade Urbana Alternativa:

    • Substituição do Carro: Para viagens curtas e médias, uma e-bike pode substituir o carro, reduzindo custos e o impacto ambiental.
    • Evitar Engarrafamentos: Facilita a mobilidade em áreas congestionadas, permitindo desviar do trânsito pesado.

Delivery e Serviços de Entrega:

    • Entregadores: Muitos serviços de entrega, como entregas de comida ou correio, utilizam e-bikes pela eficiência e economia.
    • Serviços Locais: Pequenos negócios podem usar e-bikes para entregas rápidas na vizinhança.

Desafios Ambientais e Sociais:

    • Redução da Poluição: Contribuir para um ambiente mais limpo ao reduzir a dependência de veículos motorizados.
    • Acessibilidade: Proporcionar uma opção de transporte acessível para pessoas que não podem conduzir devido a idade, condições de saúde ou outros fatores.

Atividades Profissionais:

    • Corretores Imobiliários: Utilizar a e-bike para visitar várias propriedades em um curto período.
    • Serviços de Manutenção: Profissionais que precisam de se deslocar rapidamente entre diferentes locais de trabalho podem encontrar nas e-bikes uma solução eficiente.

Estudos e Pesquisa:

    • Monitoramento Ambiental: Pesquisadores podem usar e-bikes para monitorar áreas naturais de forma discreta e com baixo impacto.
    • Projetos Comunitários: Implementar programas de mobilidade sustentável em comunidades, incentivando o uso de e-bikes.

Esses são apenas alguns exemplos de como as bicicletas elétricas podem ser usadas no dia a dia. A sua versatilidade e benefícios fazem delas uma escolha prática para uma ampla variedade de aplicações.

A autonomia de uma e-bike (bicicleta elétrica) pode variar significativamente dependendo de vários fatores, incluindo:

1. Capacidade da Bateria: A capacidade é geralmente medida em watt-hora (Wh). Baterias comuns variam de 250 Wh a 750 Wh, e baterias maiores oferecem maior autonomia.
2. Nível de Assistência: O nível de assistência do motor elétrico afeta diretamente a autonomia. Níveis mais altos de assistência consomem mais energia.
3. Terreno: Terrenos montanhosos ou acidentados exigem mais energia do motor, reduzindo a autonomia.
4. Peso: O peso do ciclista, da bicicleta e da carga transportada também influencia a autonomia.
5. Condições Climáticas: Vento contra, temperaturas extremas e outras condições climáticas podem afetar a eficiência da bateria.
6. Estilo de Condução: Acelerações rápidas e travagens frequentes podem diminuir a autonomia.

Em média, uma e-bike pode ter uma autonomia entre 40 km e 120 km com uma carga completa da bateria. Modelos de alta performance com baterias maiores podem alcançar autonomias ainda maiores, ultrapassando 150 km em condições ideais.

O tempo necessário para carregar completamente a bateria de uma e-bike depende da capacidade da bateria e do carregador utilizado. Em geral:

1. Capacidade da Bateria: Baterias com maior capacidade (medida em watt-hora, Wh) demoram mais tempo para carregar.
2. Potência do Carregador: Carregadores com maior potência (medida em watts, W) podem reduzir o tempo de carga.

Como referência, aqui estão alguns exemplos típicos:

• Bateria de 300 Wh: Pode demorar entre 3 a 4 horas para carregar completamente com um carregador de 100 W.
• Bateria de 500 Wh: Pode demorar entre 4 a 6 horas para carregar completamente com um carregador de 100 W.
• Bateria de 700 Wh: Pode demorar entre 6 a 8 horas para carregar completamente com um carregador de 100 W.

Carregadores mais potentes (por exemplo, 200 W) podem reduzir esses tempos pela metade, enquanto carregadores menos potentes (50 W) aumentarão o tempo de carga proporcionalmente. Além disso, algumas e-bikes modernas possuem sistemas de carregamento rápido que podem permitir cargas parciais significativas em menos tempo.

Para calcular o custo de carregar a bateria de uma e-bike em Portugal, é necessário considerar a capacidade da bateria e o custo da eletricidade. Vamos seguir um exemplo prático:

1. Capacidade da Bateria: Suponhamos uma bateria de 500 Wh (0,5 kWh).
2. Custo da Eletricidade: Em Portugal, o custo médio da eletricidade para consumidores domésticos é de cerca de 0,20 centimos por kWh.

Cálculo:

1. Consumo em kWh:
• 500 Wh = 0,5 kWh
2. Custo de Carregamento:
• Custo = Capacidade da Bateria (em kWh) × Custo da Eletricidade (por kWh)
• Custo = 0,5 kWh × 0,20 centimos /kWh
• Custo = 0,10 centimos

Portanto, carregar uma bateria de 500 Wh custaria aproximadamente 0,10 cêntimos. Este valor pode variar ligeiramente dependendo da tarifa específica de eletricidade e da eficiência do carregador. Baterias com maior capacidade terão um custo proporcionalmente maior, mas geralmente o custo permanece muito baixo em comparação com outros meios de transporte.

Para calcular o custo de carregar a bateria de uma mota elétrica em Portugal, vamos considerar a capacidade típica da bateria de uma mota elétrica e o custo da eletricidade.

Exemplo de Cálculo:

1. Capacidade da Bateria: Suponhamos uma bateria de 7 kWh.
2. Custo da Eletricidade: Utilizaremos o mesmo custo médio da eletricidade em Portugal, que é cerca de 0,20 centimos por kWh.

Cálculo:

1. Consumo em kWh:
• Capacidade da bateria = 7 kWh
2. Custo de Carregamento:
• Custo = Capacidade da Bateria (em kWh) × Custo da Eletricidade (por kWh)
• Custo = 7 kWh × 0,20 cêntimos/kWh
• Custo = 1,40 euros

Portanto, carregar uma bateria de 7 kWh de uma mota elétrica custaria aproximadamente 1,40 euros.

Este valor pode variar dependendo da tarifa específica de eletricidade e da eficiência do carregador utilizado. Em contextos de tarifas diferenciadas (como tarifas bi-horárias ou tri-horárias), o custo pode ser menor durante os períodos de menor demanda de energia (normalmente à noite).

 

Em Portugal, o uso de acelerador em bicicletas elétricas está sujeito a regulamentações específicas. De acordo com a legislação europeia e portuguesa, para que uma bicicleta elétrica (pedelec) seja considerada uma bicicleta e não um ciclomotor, ela deve atender aos seguintes critérios:

1. Assistência do Motor: O motor elétrico deve fornecer assistência apenas enquanto os pedais estão a ser usados, ou seja, a assistência elétrica deve ser ativada pelo movimento dos pedais (pedelec).
2. Velocidade Máxima: A assistência do motor deve cortar automaticamente quando a bicicleta atinge a velocidade de 25 km/h.
3. Potência Máxima: A potência nominal contínua do motor não pode exceder 1000 watts.

Acelerador em Bicicletas Elétricas

• Uso Exclusivo do Acelerador: Se uma bicicleta elétrica possui um acelerador que permite que a bicicleta se mova sem pedalar, ela pode ser classificada como um ciclomotor. Isso implica que a bicicleta terá que cumprir com regulamentações adicionais, como a necessidade de matrícula, seguro, e o condutor deve possuir uma licença específica para ciclomotores.
• Assistência até 6 km/h: É porém permitido em Portugal o uso de um acelerador que auxilia até uma velocidade máxima de 6 km/h para ajudar a iniciar a pedalada ou empurrar a bicicleta.

Portanto, em Portugal, uma bicicleta elétrica com um acelerador que funcione independentemente da pedalada não é permitida sem que seja classificada como um ciclomotor e cumpra todas as exigências legais correspondentes.

Sim, há modelos de motas e bicicletas elétricas adequados para diferentes faixas etárias. Para crianças e adolescentes, recomenda-se a supervisão de um adulto e a utilização de modelos apropriados para a idade e capacidade física. Para adultos, é importante escolher um modelo que atenda às suas necessidades específicas.

Oferecemos test drives na nossa loja para que possa experimentar diferentes modelos e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Marque uma visita e a nossa equipa terá todo o prazer em ajudar.

Temos uma ampla gama de acessórios, incluindo capacetes, luvas, luzes, suportes para bagagem, e muito mais. Esses acessórios aumentam a segurança e o conforto ao utilizar o seu veículo elétrico.

O custo de uma mota elétrica em Portugal varia amplamente dependendo da marca, modelo, capacidade da bateria, potência do motor, autonomia e funcionalidades adicionais. Aqui está uma visão geral dos preços típicos por categorias:

1. Modelos de Entrada:
• Preço: Entre 2.000 e 3.000 euros.
• Características: Potência e autonomia mais baixas, adequada para deslocações urbanas curtas. Exemplos incluem scooters elétricas com baterias menores.
2. Modelos Intermediários:
• Preço: Entre 3.000 e 7.000 euros.
• Características: Maior autonomia e potência, melhores componentes e funcionalidades adicionais. Ideais para deslocações urbanas e suburbanas.
3. Modelos de Alta Gama:
• Preço: A partir de 7.000 euros, podendo ultrapassar 20.000 euros.
• Características: Máxima autonomia, potência elevada, tecnologias avançadas (como conectividade inteligente, sistemas de recuperação de energia), e componentes de alta qualidade. Adequadas para uso intensivo e percursos mais longos.

Custos Adicionais

• Manutenção: Em geral, motas elétricas têm custos de manutenção mais baixos do que as motas a combustão, devido à menor complexidade dos motores elétricos e à ausência de muitos componentes de desgaste rápido.
• Carregamento: Como mencionado anteriormente, o custo de carregamento é relativamente baixo. Carregar uma bateria de 7 kWh, por exemplo, custa aproximadamente 1,40 euros (considerando um custo de eletricidade de 0,20 cêntimos por kWh).

Incentivos e Subsídios

Em Portugal, pode haver incentivos fiscais ou subsídios para a compra de veículos elétricos, o que pode ajudar a reduzir o custo de aquisição. É recomendável verificar as políticas atuais do governo e de municípios específicos.

 

O custo de uma bicicleta elétrica em Portugal pode variar bastante dependendo de vários fatores, incluindo a marca, o modelo, a capacidade da bateria, a qualidade dos componentes e as funcionalidades adicionais. Aqui estão algumas faixas de preço típicas:

1. Modelos de Entrada:
• Preço: Entre 900 e 1.300 euros.
• Características: Geralmente possuem baterias de menor capacidade, motores menos potentes e componentes básicos. São adequadas para uso ocasional ou recreativo.
2. Modelos Intermediários:
• Preço: Entre 1.300 e 2.500 euros.
• Características: Baterias de maior capacidade, motores mais potentes e componentes de melhor qualidade. Ideais para uso diário, deslocações urbanas e percursos mais longos.
3. Modelos de Alta Gama:
• Preço: A partir de 2.500 euros, podendo ultrapassar os 5.000 euros.
• Características: Componentes de alta qualidade, baterias de grande capacidade, motores muito eficientes, e funcionalidades avançadas como sistemas de suspensão sofisticados, travões de alta performance e integração com aplicações móveis. São adequadas para ciclistas exigentes, uso intensivo e terrenos difíceis.

Exemplos de Preços

• Modelos Urbanos: As bicicletas elétricas urbanas, ideais para deslocações diárias na cidade, podem custar entre 1.000 e 3.000 euros.
• Modelos de Montanha (e-MTB): As bicicletas elétricas de montanha, projetadas para terrenos acidentados, geralmente custam entre 1.500 e 5.000 euros.
• Modelos Dobráveis: As bicicletas elétricas dobráveis, que são práticas para transporte e armazenamento, têm preços que variam entre 800 e 2.500 euros.

Ao considerar a compra de uma bicicleta elétrica, é importante verificar a garantia, a disponibilidade de assistência técnica, e a qualidade das baterias e dos motores, que são componentes cruciais para a performance e durabilidade da bicicleta.

 

Em Portugal, existem incentivos governamentais para a compra de veículos elétricos, incluindo a redução do Imposto Sobre Veículos (ISV), isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) e subsídios diretos para a aquisição de bicicletas elétricas. Verifique os programas vigentes no Fundo Ambiental ou com as autoridades locais para mais detalhes.

Oferecemos várias opções de financiamento para facilitar a compra do seu veículo elétrico. Entre em contacto com a nossa equipa para conhecer as condições de financiamento disponíveis e escolher a melhor opção para si.

O peso de uma bicicleta elétrica (e-bike) pode variar significativamente dependendo do tipo, dos materiais usados, da capacidade da bateria e do motor. Em média, o peso de uma bicicleta elétrica é maior do que o de uma bicicleta convencional devido à inclusão do motor elétrico e da bateria.

Pesos Típicos por Categoria

1. Bicicletas Elétricas Urbanas:
• Peso: Entre 20 kg e 28 kg.
• Características: Projetadas para deslocações urbanas, com foco no conforto e na praticidade.
2. Bicicletas Elétricas de Montanha (e-MTB):
• Peso: Entre 20 kg e 30 kg.
• Características: Construídas para resistir a terrenos acidentados, geralmente têm baterias e motores mais potentes, além de suspensão robusta.
3. Bicicletas Elétricas de Estrada:
• Peso: Entre 15 kg e 20 kg.
• Características: Focadas em desempenho e velocidade, são mais leves comparadas a outros tipos de e-bikes.
4. Bicicletas Elétricas Dobráveis:
• Peso: Entre 15 kg e 25 kg.
• Características: Projetadas para serem compactas e portáteis, ideais para transporte urbano e fácil armazenamento.

Fatores que Influenciam o Peso

• Capacidade da Bateria: Baterias maiores (com mais Wh) tendem a ser mais pesadas.
• Potência do Motor: Motores mais potentes geralmente adicionam mais peso.
• Materiais do Quadro: Quadros de alumínio ou fibra de carbono são mais leves que quadros de aço.
• Componentes Adicionais: Sistemas de suspensão, travões de disco hidráulicos e outros componentes podem aumentar o peso total.

Exemplos Específicos

• Modelo Urbano Comum: Uma bicicleta elétrica urbana com uma bateria de 500 Wh e motor de 250 W pode pesar cerca de 23 kg.
• e-MTB de Alta Gama: Uma e-MTB com bateria de 700 Wh e motor de 500 W pode pesar até 28 kg.

Esses pesos são estimativas gerais e podem variar dependendo das especificações e das marcas. Ao considerar a compra de uma bicicleta elétrica, é importante verificar o peso para garantir que ela seja adequada às suas necessidades de transporte e manuseio.

Sim, é possível transformar a sua bicicleta convencional em uma bicicleta elétrica utilizando kits de conversão. Esses kits incluem os componentes necessários para adicionar assistência elétrica à sua bicicleta. Aqui está uma visão geral dos componentes e etapas envolvidas na conversão:

Componentes do Kit de Conversão

1. Motor Elétrico de cubo: Instalado na roda dianteira ou traseira. É o tipo mais comum e fácil de instalar.
2. Bateria:
• Disponível em várias capacidades (medidas em Wh). A bateria pode ser montada no quadro ou no rack traseiro.
3. Controlador:
• Gerencia a energia fornecida pelo motor e controla a assistência elétrica.
4. Sensor de pedal (PÁS):
• Detecta quando está a pedalar e aciona o motor elétrico.
5. Display:
• Montado no guiador, permite controlar o nível de assistência e monitorar a velocidade, a carga da bateria e outros dados.
6. Cabo de Fiação e Acessórios:
• Inclui todos os cabos necessários para conectar os componentes e suportes para fixação da bateria e do controlador.

Etapas da Conversão

1. Escolha do Kit:
• Selecione um kit adequado ao seu tipo de bicicleta e necessidades de uso. Certifique-se de que o kit seja compatível com o tamanho e o tipo de rodas da sua bicicleta. O nosso comercial terá todo o gosto em orienta-lo para a melhor opção.
2. Transporte:
• Transporte a sua bicicleta para a nossa loja da Voltstore.
3. Instalação do Motor:
• O motor será instalado no cubo da roda da sua bicicleta (dianteira ou traseira), conforme o tipo de motor escolhido.
4. Montagem:
• Iremos proceder com a montagem da bateria no local desejado, garantindo que esteja segura e bem conectada ao controlador.
5. Conexão dos Cabos:
• Iremos conectar todos os cabos do motor, bateria, controlador e sensores conforme as instruções do fabricante.
6. Instalação do Display:
• Iremos de seguida proceder com a instalação do display de controle no guiador e conecta-lo ao controlador.
7. Testes:
• Iremos proceder com uma verificação geral de todas as conexões e realizaremos um teste para garantir que o sistema está a funcionar corretamente.

Custo e Considerações

• Custo: Os kits de conversão podem variar de 700 a 1.070 euros ou mais, dependendo dos extras que pretender instalar.
• Habilidades: A instalação exige conhecimentos médios de mecânica e eletricidade. É possível adquirir o Kit sem a montagem por parte da Voltstore, mas recomendamos vivamente a que sejamos nós a instalar.
• Peso Adicional: Lembre-se de que adicionar um motor e uma bateria aumentará o peso da bicicleta.

Converter a sua bicicleta convencional em uma elétrica pode ser uma maneira econômica e prática de obter os benefícios de uma e-bike, mantendo a sua bicicleta que tanto gosta.

Saiba tudo em: https://voltstore.pt/kit-voltstore/